Investimento
14 de Novembro, 2022

Chart of the week - Finalmente boas notícias sobre a inflação nos EUA

No passado dia 10 de novembro foram revelados os dados da variação anual da inflação nos EUA (US CPI YoY) referentes ao mês de outubro. O mercado antecipava uma descida da taxa de inflação de 8,2% para os 7,9%. No entanto, o mercado foi surpreendido com o valor de 7,7%. Os dados publicados parecem indicar que o pico da inflação (9,1%) registado em junho pode já ter ficado para trás. 

Este alívio das pressões inflacionistas nos EUA é deveras uma notícia positiva e sinaliza-nos que a política monetária que tem sido adotada pela Reserva Federal poderá estar a começar a dar frutos. Pelo menos do lado da procura, onde a política monetária é mais eficaz. 

Os mercados reagiram com euforia com os investidores a tomarem risco. Registou-se a maior subida em dois anos do mercado acionista americano, as taxas de juro desceram em todos os prazos e o dólar depreciou-se em relação às principais moedas.

As expectativas de subida da Fed Funds Rate diminuíram consideravelmente, aliviando a pressão sobre a Reserva Federal no que toca à restrição da política monetária. 

Imagem4

Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?