Investimento
28 de Novembro, 2022

Chart of the week - Um pesadelo

Este ano ficará na memória de todos e em especial dos investidores mais conservadores. O índice de referência para os investimentos em renda fixa (LEGATRUU: The Bloomberg Global Aggregate Index) está a ter o seu pior desempenho dos últimos 30 anos (sensivelmente -15% YTD).

A teoria económica diz-nos que há uma relação positiva entre exposição a renda fixa por parte dos investidores e o seu nível de aversão ao risco. Na prática, as carteiras de investidores com maior grau de aversão ao risco incluem preferencialmente ativos de menor risco, entre os quais, os ativos de renda fixa.

Contudo, vivemos períodos atípicos e desafiantes. Após anos de políticas monetárias expansionistas e de estímulos económicos para ultrapassar a crise provocada pela pandemia, fomos confrontados com níveis de inflação não registados nos últimos 40 anos. A guerra na Ucrânia veio exacerbar este movimento inflacionista, nomeadamente na Europa.  

Como reação, os bancos centrais alteraram as suas políticas com tanta agressividade que o resultado é esmagador para os mercados de renda fixa. Um pesadelo!! 

Imagem1

Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?