Investimento
19 de Dezembro, 2022

Chart of the week - Investimento Direto Estrangeiro (IDE)

Na sua definição simplista, IDE define-se como o investimento que uma entidade residente numa determinada geografia realiza numa empresa (instrumentos de capital ou dívida) ou imobiliário numa outra economia.

O investimento, interno ou externo, é um dos fatores de produção geradores do crescimento económico. A correlação é positiva entre investimento e crescimento. Isto é, quanto maior o nível de investimento, maior a capacidade atual e futura de uma economia gerar crescimento.

Adicionalmente, o IDE revela a capacidade de uma economia atrair investimento estrangeiro. Geralmente estas economias caracterizam-se por grande dinamismo económico, abertura ao exterior e estabilidade política e fiscal.

No gráfico vislumbramos as maiores economias mundiais (EUA, China, Reino Unido e Alemanha), mas também economias pequenas, mas abertas e bastante dinâmicas (Países Baixos, Luxemburgo, Singapura, Irlanda e Suíça).  

Também neste indicador os EUA e a China disputam a liderança mundial (China tem vindo a subir na tabela), pois ambos os países sabem que o crescimento futuro depende de investimento presente. 

Cotw 19 12

Fonte: FMI

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?