Investimento
16 de Janeiro, 2023

Chart of the week - Inflação continua a abrandar

A inflação nos EUA está pelo sexto mês consecutivo em queda. Na passada quinta-feira foram anunciados os dados do índice de preços do consumidor (CPI) dos EUA, que nos indicam uma variação mensal dos preços de -0,1% em dezembro. No que toca à inflação anual, uma vez terminado o ano, 2022 fechou com uma taxa de inflação de 6,5%, após o pico de 9,1% atingido em junho. 

Este abrandamento que se tem observado tem sido impulsionado sobretudo pela queda nos preços da energia nos últimos meses. A inflação core recuou 5,7% no mês de dezembro, em linha com as expectativas (+0,3% MoM). Adicionalmente, é muito provável que já se estejam a fazer sentir os efeitos da política monetária mais restritiva que o banco central adotou ao longo de 2022, apesar de ainda se estar longe do target de 2%. 

Na passada semana foram também publicados os dados sobre o índice de preços de vários países europeus, como Países Baixos, Dinamarca, Noruega, França, Portugal, Espanha e onde podemos observar uma tendência de abrandamento similar aos EUA, com exceção da Hungria, Suécia e Finlândia, cuja inflação permanece em alta. Na globalidade os dados são positivos e reforçam as esperanças de um 2023 com subidas de taxas de juro mais moderadas.

Cotw 16 01 23
Fonte: Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?