Investimento
06 de Fevereiro, 2023

Chart of the week - A acalmia dos mercados está de volta?

A volatilidade nos mercados financeiros, que podemos definir como a medição da frequência e magnitude dos movimentos dos preços, tem estado em queda nos últimos meses. Para avaliar a volatilidade normalmente é utilizado o índice VIX. Este índice mede a volatilidade implícita baseando-se nas opções de compra e venda do índice norte-americano S&P 500.

Devido à onda de instabilidade e incerteza a que o Mundo tem assistido desde o início da pandemia de covid-19 em 2020, passando pelo começo do conflito armado na Ucrânia e pela inversão da política monetária dos bancos centrais, o índice VIX tem refletido essas inseguranças dos investidores posicionando-se em níveis bastante superiores ao normal (que se define pelo intervalo entre 10 a 15 USD).

Porém, desde meados de outubro de 2022 que o índice VIX tem caído de forma quase constante e relativamente subtil (a rondar os 18 USD na passada sexta-feira). Será esta tendência o reflexo de um certo sentimento de estabilidade e confiança por parte dos investidores, ou estaremos nós a habituar-nos a este “novo normal” e menos sensíveis a certas notícias?

Cotw 06 02 23
Fonte: Bloomberg e BPG

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?