Investimento
20 de Fevereiro, 2023

Chart of the week - A Economia da União Europeia…

Esta semana apresentamos um gráfico da editora online Visual Capitalist sobre a economia da União Europeia (UE) que evidencia o peso do PIB de cada país no PIB total da UE. O PIB da UE ultrapassa os 16 biliões de dólares norte-americanos ($16 triliões em nomenclatura anglo-saxónica), posicionando-se assim como o terceiro bloco económico que mais riqueza produz do Mundo. 

Observando o gráfico torna-se inevitável salientar que, de um grupo de 27 países, apenas 3 - Alemanha, França e Itália - concentram 53% de toda a riqueza da UE, o que nos poderá levar a questionar se as restantes economias, sobretudo as mais pequenas, têm de facto poder nesta União e se os seus interesses são tidos em conta na mesma medida.

No que toca à relevância da economia Portuguesa, consideramos interessante observar os 6 países com população similar à nossa (entre 8,9 – 11,5 milhões de habitantes), sendo eles a Áustria, Hungria, Suécia, Chéquia, Grécia e Bélgica. Por um lado, o PIB português é cerca de metade do da Bélgica, Áustria e Suécia, o que evidencia a má performance da economia portuguesa, assim como as enormes desigualdades dentro da UE e a não convergência das economias ao longo dos últimos anos. Também acima de Portugal, mas com muito menos expressão encontra-se a Chéquia. Contudo, este caso deve fazer-nos refletir visto que, até há poucos anos, o PIB de Portugal era consideravelmente superior. Em sentido inverso, Portugal destaca-se positivamente quando comparado com a Grécia e a Hungria. 

Recomendamos a leitura do artigo completo no seguinte link: https://www.visualcapitalist.com/16-trillion-european-union-economy/ 

Cotw 20 02 23

Fonte: Visual Capitalist (https://www.visualcapitalist.com/16-trillion-european-union-economy/)
Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?