Investimento
06 de Março, 2023

Chart of the week - Desemprego em 2023…

Esta semana apresentamos um mapa produzido pelo World Economic Forum, em parceria com a editora online Visual Capitalist, que ilustra as previsões relativamente às taxas de desemprego de diversos países para 2023.

 Após um período relativamente longo de queda das taxas de desemprego na grande maioria dos países, inclusivamente com algumas economias a serem confrontadas com falta de mão-de-obra em vários setores em 2022, eis que se prevê que o ano de 2023 trará a inversão deste ciclo, uma vez que as expectativas são de aumento do desemprego a nível global.

Tal como a imagem ilustra, o crescimento do desemprego não nos apanha de surpresa considerando o contexto atual de abrandamento do crescimento económico global, o aumento das taxas de juro e a inflação. Adicionalmente, prevê-se um aumento moderado do desemprego em algumas economias, como os EUA, que se encontram de momento com uma taxa de desemprego de 3.4%, mas cujo a previsão para 2023 é de 4.6%. Por outro lado, gostaríamos de destacar Portugal por ser o país com a menor taxa de desemprego do sul da Europa, e pelas previsões indicarem um aumento ligeiro da taxa de desemprego de apenas 0.5% comparativamente ao valor no final de 2022.
Cotw 06 03 23

Fonte: IMF World Economic Outlook, World Economic Forum, Visual Capitalist

Link do artigo: https://www.weforum.org/agenda/2023/02/unemployment-forecast-work-country?utm_source=linkedin&utm_medium=social_scheduler&utm_term=Workforce+and+Employment&utm_content=28%2F02%2F2023+16%3A45

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?