Investimento
13 de Março, 2023

Chart of the week - Pressão energética na inflação

O pico da inflação na Zona Euro (10,6%) foi atingido em outubro de 2022. Desde então, este indicador tem vindo a reverter, sendo que, em janeiro de 2023, houve uma queda de 200 pontos base, ou seja, para 8,6%.

Este recuo deve-se sobretudo à diminuição de uma das principais componentes da inflação, os preços da energia, diminuindo de 25,5%, em dezembro, para 18,9% em janeiro. Em contrapartida, as outras componentes da inflação aumentaram, nomeadamente, os produtos alimentares, álcool e tabaco (13,8% para 14,1% em janeiro), bens energéticos não industriais (6,4% para 6,7% em janeiro), enquanto que os serviços mantiveram-se em 4,4% em janeiro.

Prevê-se que a inflação continue a contrair, para 8,5% em fevereiro, devido à contínua diminuição dos preços da energia, recuando de 18,9% para 13,7% em fevereiro, sendo que, os restantes componentes irão continuar a aumentar.

Por outro lado, o Banco Central Europeu (BCE) irá continuar a aumentar as taxas de juro, de modo a dar continuidade ao processo de desinflação. 
Cotw 13 03 23
Fonte: Bloomberg / DGA

Legenda: LE (Lado Esquerdo); LD (Lado Direito)

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?