Investimento
03 de Abril, 2023

Chart of the week - Evolução do mercado imobiliário norte-americano

Perante o cenário atual de subida das taxas de juro para combater as pressões inflacionistas, as taxas hipotecárias têm consequentemente seguido a mesma trajetória, encontrando-se atualmente nos 6,45% nos Estados Unidos segundo os dados mensais da Mortgage Bankers Association relativos a março, valores que já não víamos desde 2008.Perante o cenário atual, onde a inflação continua no seu pico e as taxas hipotecárias continuam a aumentar, atualmente a 6,45% nos Estados Unidos, a dificuldade de recorrer ao crédito bancário tem vindo a aumentar, visto que as famílias irão pagar uma prestação maior. 

Como podemos verificar no gráficoO gráfico desta semana relaciona os valores das taxas hipotecárias e o seu impacto na evolução dos preços da habitação nos EUA, que ocorre geralmente cerca de 5 meses depois. Como é expectável, existe uma relação inversa entre estas duas variáveis na medida em que os preços das casas baixam em períodos de aumento das taxas. Deste modo, o gráfico suporta a estratégia que tem sido adotada pelo banco central. 

Este fenómeno acontece porque o aumento dos custos de financiamento limita o acesso ao crédito por parte da população, diminuindo inevitavelmente a procura por habitação, especialmente porque os bens imobiliários são geralmente adquiridos através de hipotecas. Ora, se há menos procura os preços diminuem.

Cotw 03 04 23
Fonte: DGA/Bloomberg

Legenda: LE (Lado Esquerdo); LD (Lado Direito)

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?