Investimento
10 de Abril, 2023

Chart of the week - Exportações alemãs crescem acima do esperado

Na passada terça-feira foram publicados pelo Budesbank, o banco central alemão, os dados referentes à evolução das exportações da Alemanha numa base mensal. Em fevereiro as exportações da maior economia da Europa cresceram 4,0% face ao mês anterior, um valor bastante acima das previsões que rondavam os 1,6%. Este aumento é explicado sobretudo pela forte procura dos Estados Unidos e da China pelos bens alemães, segundo as fontes oficiais.

Tal como demonstra o gráfico, estes dados são os melhores dos últimos sete meses e são certamente notícias positivas, uma vez que contribuem para o reforço da confiança na economia alemã e europeia neste atribulado período que estamos a viver. No entanto, importa referir que os dados das importações também foram muito acima do esperado, registando um crescimento de 4,6%. Consequentemente, a balança comercial alemã encontra-se ligeiramente inferior ao expectável mas permanece em superavit. 

Cotw 10 04 23
Fonte: DGA/Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?