Investimento
17 de Abril, 2023

Chart of the week - Poder de compra na União Europeia…

Recentemente foram divulgados pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) os dados provisórios relativamente ao Produto Interno Bruto per capita expresso em paridade do poder de compra dos diferentes países da União. A paridade do poder de compra é uma métrica macroeconómica que compara a produtividade e os padrões de vida de diferentes países. Ou seja, quanto maior o poder de compra médio num país, mais produtos e serviços o cidadão médio é capaz de adquirir, de acordo com os rendimentos médios e aos preços praticados nesse país. 

Tendo em conta que neste estudo foram observados apenas países da União Europeia (UE), o valor médio do PIB per capita na UE corresponde a 100. Portugal ficou-se pelos 77%, 23 pontos percentuais abaixo da média da UE. Apesar de se observar uma ligeira melhoria relativamente a 2021 (75%), Portugal mantém-se o sétimo pior do grupo e foi “apanhado” pela Roménia, que em 2022 também alcançou os 77%. 

Na generalidade dos países não se observaram variações significativas. Contudo, pela positiva destaca-se o esforço da Irlanda (+15%) e da Grécia (+4%). Inversamente, pela negativa, destaca-se o Luxemburgo (-7%) e a Suécia (-4%). 

Cotw 17 04 23
Fonte: DGA/Eurostat

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?