Investimento
01 de Maio, 2023

Chart of the week - Brexit e os seus impactos

Recentemente saíram os dados da inflação de vários países europeus referentes a Março e estes indicaram que a inflação contínua persistente em toda a Europa ocidental, nomeadamente no Reino Unido. Para além da erosão de empresas e postos de trabalho que sucedeu no período pós-Brexit, dos diferentes constrangimentos nas cadeias de abastecimento e da perda de centros de competências e de decisão, a consequência mais visível é a subida generalizada dos preços. Neste momento o Reino Unido tem a inflação mais elevada da Europa Ocidental, acima dos 10%.

A espiral inflacionista é alimentada também pela subida dos salários devido à escassez de mão-de-obra estrangeira. No passado esta mão-de-obra foi um motor de crescimento e de carácter deflacionista, principalmente nas funções menos diferenciadas.

O Banco de Inglaterra tem vindo a subir taxas por forma a conter esta escalada de preços, mas os resultados até ao momento estão aquém do esperado. 

A terra prometida para os Britânicos no pós-Brexit tarda a surgir no horizonte.

Cotw 28 04 23

Fonte: DGA/Eurostat/UK Office for National Statistics/Refinitiv

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?