Investimento
22 de Maio, 2023

Chart of the week - A queda do renminbi

Esta semana o renminbi ultrapassou pela 1ª vez este ano a barreira dos 7,0 renminbis por dólar. A recente desvalorização da moeda chinesa face ao dólar tem sido condicionada pelos recentes dados económicos que começam a indiciar um abrandamento da 2ª maior economia da mundo. O diferencial de taxas de juro entre a China e os Estados Unidos também é identificado pelos analistas como um dos principais fatores que têm condicionado a evolução do par cambial.

O nível “7 por dólar” é encarado como o limiar de intervenção por parte do Banco Popular da China, ou seja, o banco central chinês costuma intervir de forma significativa sempre que este limite é ultrapassado, evitando assim uma desvalorização mais acentuada da sua moeda. Para já, o Banco Popular da China anunciou que procurará conter a especulação e reforçar a gestão dos depósitos em dólares. 

Nas próximas semanas, caso se mantenha esta tendência de desvalorização do renminbi, será expectável uma intervenção mais assertiva por parte do banco central chinês.

Cotw 22 05 23
Fonte: DGA/Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?