Investimento
05 de Fevereiro, 2021

Chart of the week - A dívida pública portuguesa

No início desta semana o Banco de Portugal comunicou que a dívida pública portuguesa atingiu os 270,4 mil milhões de euros. No ano de 2020, ímpar pela pandemia global, o acréscimo foi de 20 mil milhões de euros.

Entretanto, no decorrer da semana, o INE divulgou a primeira estimativa da contração do produto interno bruto para 2020, uns incríveis 7,6%.

Volvidos quase 10 anos sobre o pedido de resgate internacional e o PIB real Português encontra-se sensivelmente no mesmo patamar de então. Contudo, nesse mesmo período, Portugal acumulou mais 70 mil milhões de dívida sobre um fardo pesado, talvez demasiado pesado.

O mesmo exercício, desde o início do século, resulta na mesma conclusão, mas com fotografia de pior qualidade.

Entrámos na terceira década do século e as perspetivas não são as melhores. Paradoxalmente, Portugal tem emitido dívida a taxas baixas, diria mesmo muito baixas, apesar do quadro descrito.

Estarão os investidores distraídos ou estamos perante a mutualização da dívida europeia?!
 

Dívida das administrações públicas


Dívida Das Administrações Públicas Banco De Portugal 1024x475

Fonte do gráfico: Banco de Portugal


Autor: Paulo Pacheco, CFA

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?