Investimento
03 de Outubro, 2022

Chart of the week - Inflação atinge novo máximo

A primeira estimativa da inflação na Zona Euro, referente a setembro, revelou um novo máximo. Pela primeira vez atingiram-se os dois dígitos (10%). Estamos em “terreno desconhecido”, pelo que antevemos mais medidas por parte do banco central.

O BCE terá que fazer mais do que tem feito até ao momento para controlar esta espiral inflacionista. Provavelmente iremos ter um novo aumento de 75 pontos base da taxa diretora na próxima reunião de 27 de Outubro, ficando a incógnita de quanto será a subida na última reunião do ano (15 de Dezembro).

Lagarde chamou à atenção de que estamos perante uma mudança de regime das taxas de juro e não apenas de uma mudança de ciclo. Contudo, após mais de uma década de condições acomodatícias ímpares, os agentes económicos demoram a ajustar as suas expectativas. Compreensível!

 Bpg Chart
 
Fonte: Bloomberg


Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?