Chart of the Week
PIB per capita Português: esperança ou condenação?
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana analisamos os dados mais recentes do Eurostat que mostram que Portugal tem o 10º PIB per capita mais baixo da União Europeia.
De acordo com os dados preliminares de 2024, Portugal atingiu 82% da média da União em termos de PIB per capita em paridade de poder de compra. Este valor apresenta uma ligeira subida face a 2023, em que o país atingiu 81%. Este resultado mantém Portugal na parte inferior da tabela com o 10º pior resultado entre os 27 estados-membros.
Que fatores influenciam o crescimento do PIB?
- As elevadas cargas fiscais juntamente com os salários baixos retiram poder de compra às famílias portuguesas, impedindo-as de replicarem o consumo privado dos grandes países da União Europeia;
- A produtividade por hora trabalhada em Portugal é significativamente inferior à média da União Europeia, mais precisamente, 28% inferior. Isto significa que com o mesmo número de horas produzimos menos valor do que países como a Alemanha ou a Países Baixos;
- Apesar dos enormes avanços alcançados nos últimos anos para facilitar o acesso à educação, ainda sofremos as consequências de décadas de atraso educativo. Cerca de 35% dos trabalhadores em Portugal têm um nível de educação baixo, tendo apenas completado, no máximo, o ensino secundário obrigatório, 12º ano, o dobro da média europeia. Isto significa que os trabalhadores têm menor capacidade para inovar, adaptar-se a novas tecnologias e, por consequência, produzem menos valor;
- Portugal é um dos países com menor taxa de natalidade da União Europeia e mais envelhecido. Uma parte significativa dos jovens qualificados emigram à procura de melhores condições de vida. Estes fatores fazem com que a percentagem de população ativa seja menor, o que resulta em menos produção, maior pressão sobre serviços públicos, como a Segurança Social, falta de mão de obra qualificada em vários setores e um envelhecimento do tecido empresarial.
Apesar do trabalho positivo que tem sido feito, podemos ver que a progressão económica continua lenta. Algumas das soluções passam por investir na produtividade, qualificação da força de trabalho, condições atrativas para manter os jovens qualificados no país, redução da carga fiscal, entre outras. Sem isto, Portugal vai continuar a crescer abaixo do seu potencial e a manter salários e rendimentos abaixo da média europeia.

Fonte: Eurostat
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Fonte: Eurostat
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações