Investimento
03 de Junho, 2024

Chart of the week - Ações no longo prazo

No gráfico desta semana apresentamos o retorno médio do investidor que investiu nos últimos 20 anos no mercado acionista americano. O índice escolhido foi o mais representativo, o S&P 500.
 
Num horizonte temporal tão largo, vinte anos, as taxas de retorno anuais dos dividendos e da apreciação do capital foram de 2,7% e 6,3%, respetivamente. No conjunto, a taxa de rendibilidade foi de 9%.

De imediato podemos retirar algumas conclusões. A parte significativa do retorno veio da apreciação do capital, mas a estabilidade do retorno foi proveniente dos dividendos. O investimento em ações é aquele que melhor remunera o investidor, caso este tenha o perfil de risco que acomode uma maior volatilidade. Por último, a partir de 2009, como resposta à crise financeira, as condições ultras acomodatícias de liquidez, acentuaram a componente do retorno proveniente da apreciação de capital.  

Cotw 03 06 24
Fonte: DWS 

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?