Investimento
01 de Julho, 2024

Chart of the week - A perda de competitividade da economia europeia

Ao longo dos últimos 20 anos, os Estados Unidos consolidaram a sua liderança em termos de produtividade, com um crescimento acumulado dos níveis de produtividade duas vezes superior ao da União Europeia. Esta divergência é particularmente evidente no setor tecnológico onde o segmento da inteligência artificial é dominado por empresas norte-americanas.

O facto de as empresas europeias investirem menos em I&D do que suas congéneres americanas, aproximadamente metade em proporção do PIB, tem prejudicado a capacidade de inovação e competitividade da economia europeia. Além disso, questões relacionadas com a segurança energética e o declínio demográfico deverão acentuar esta tendência, conduzindo inevitavelmente a uma diminuição dos padrões de vida europeus e a uma maior instabilidade política e social.

Cotw 01 04 24

Fonte: Bloomberg / DWM 

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?