Investimento
08 de Julho, 2024

Chart of the week - I&D no impulso da capitalização bolsista

O gráfico desta semana sintetiza a notável valorização de empresas que fazem do investimento em I&D um fator determinante para continuarem a ser competitivas e altamente lucrativas. Os dados recentes indicam que há uma correlação positiva entre investimento em I&D e a capacidade de gerar elevados retornos no longo prazo. Na verdade, a febre atual sobre a inteligência artificial voltou-nos a atraiçoar a mente, uma vez que tendemos a sobrestimar os retornos em I&D no curto prazo e a subestimar estes no longo prazo. Contudo, o investimento em I&D produz os seus resultados essencialmente no longo prazo. O exemplo mais significativo desta correlação é a Nvidia. A companhia tem-se destacado nos últimos dois anos, pois tem colhido os frutos de uma estratégia que se iniciou há muitos anos atrás.

O investimento em tecnologia nas diferentes áreas como a inteligência artificial e machine learning, computação em nuvem, automação de processos e IoT, tem contribuído para a valorização impressionante de algumas empresas.

Em média as empresas líderes alocam cerca de 10% das receitas anuais em I&D, mas há empresas em que esse investimento ascende a 20% ou 30%. Os resultados parecem demonstrar que essa é uma estratégia vencedora.

Sem Título
Fonte: DWM
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?