Investimento
30 de Setembro, 2024

Chart of the week - Pressão sobre os estados sociais

No gráfico desta semana apresentamos o rácio de dependência dos idosos sobre a população ativa. Segundo as Nações Unidas, a percentagem da população com mais de 65 anos tem vindo a aumentar e, de acordo com as previsões esta tendência acentuar-se-á nos próximos anos, sendo mais expressivo esse aumento na Ásia.
 
Se não forem tomadas medidas, o envelhecimento da população leva a um enfraquecimento da economia, ao aumento do número de pensões pagas e à quebra das receitas fiscais, provocando também uma pressão sobre a força de trabalho ativa, pois será sobre esta que recairá a pressão de cuidar dos mais idosos.
Portugal é o país com maior grau de dependência dos idosos dentro da União Europeia. 
 
A esperança média de vida da população tem vindo a aumentar de forma significativa derivado a maiores preocupações com a saúde e bem-estar, bem como à constante evolução dos cuidados médicos. Dentro de algumas décadas é expectável que a esperança média de vida se aproxime dos 90 anos no mundo desenvolvido. Contudo, paralelamente a estes desafios também surgem oportunidades. Hoje o setor das viagens e lazer para a 3ª idade já tem um peso significativo no setor do turismo. É cada vez mais recorrente nas nossas cidades vermos grupos de “jovens com mais experiência” a disfrutarem do merecido descanso. 

Chart20240930

Fonte: United Nations/ DWS / DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?