Investimento
Chart of the week - Apetite pelo Risco
Relacionados
Investimento
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Investimento
Chart of the week - A dívida pública por...
Investimento
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Investimento
Chart of the week - Inflação atinge novo...
Esta semana apresentamos os retornos das diferentes subclasses de renda fixa. À medida que nos aproximamos do final de 2024, os retornos acumulados das diferentes subclasses refletem tendências distintas, destacando o sentimento dos investidores e as dinâmicas de mercado. No topo da lista, o Global High Yield lidera com um retorno robusto de 9,5%, seguido pelo Pan-Europeu High Yield com 8,5% e o High Yield nos EUA com 7,5%. Estes desempenhos superiores sublinham o contínuo apetite por risco, uma vez que os títulos de alto rendimento beneficiam dos fundamentais das empresas e das condições favoráveis do mercado.
Os mercados emergentes também mostraram a sua força, com os segmentos Ásia-Pacífico Agregado e Soberanos a gerar retornos de 7,0% e 5,1%, respetivamente. Estes desempenhos refletem por um lado o crescimento económico regional, e por outro lado, a reação dos bancos centrais destes países, antecipando o corte das taxas de juro.
Os ativos tradicionais de refúgio apresentam desempenhos mais moderados, refletindo a incerteza referente à evolução das taxas de juro e à postura cautelosa dos bancos centrais dos países desenvolvidos. Os Títulos do Tesouro americano e os Títulos Soberanos Globais entregaram retornos de 3,0% e 2,8%, respetivamente. Estes retornos indicam um desempenho contido das classes de ativos mais seguras, pois permanecem menos atrativas num ambiente de maior propensão ao risco.
Na extremidade inferior do espectro surgem os Municípios americanos e os TIPS Globais, com ganhos modestos de 0,8% e 1,2%. A sua natureza defensiva está alinhada com retornos limitados num contexto de queda da inflação.
Em suma, o sentimento em 2024, até ao momento, reflete a propensão dos investidores para tomarem risco.
Fonte: MFS
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Fonte: MFS
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações