Investimento
18 de Novembro, 2024

Chart of the week - Euro caminhará para a paridade face ao dólar?

Esta semana apresentamos o índice DXY. Este índice mostra a relação do dólar face ao cabaz constituído por 6 das mais relevantes moedas. A possível reeleição de Donald Trump, confirmada na madrugada de 6 de novembro, contribuiu para uma valorização de aproximadamente 6% do índice nos últimos 2 meses. A valorização do dólar face ao cabaz reflete as expectativas em torno das políticas anunciadas pela nova administração e que incluem a imposição de novas tarifas comerciais, uma política fiscal expansionista e um controlo mais restritivo sobre a imigração. 
 
As tarifas comerciais deverão pressionar as moedas dos principais parceiros económicos dos EUA, nomeadamente a Zona Euro e a China, numa altura em que estas economias revelam alguns sinais de fragilidade económica. Por sua vez, o agravamento do défice fiscal dos EUA levará os investidores a exigir um prémio de risco superior pela dívida pública norte-americana, resultando em taxas de juro mais elevadas, o que no curto prazo ajudará a sustentar o dólar. Adicionalmente, uma política de imigração mais restritiva contribuirá para uma escassez de mão de obra no mercado de trabalho, traduzindo-se num aumento dos custos salariais. 
 
A conjugação destes fatores deverá conduzir a um ressurgimento das pressões inflacionistas, limitando a margem de atuação da Reserva Federal, nomeadamente no que diz respeito a potenciais cortes das taxas de juro. Porém, a médio prazo, os desequilíbrios fiscais e as pressões políticas para uma flexibilização monetária que deverão recair sobre a Reserva Federal poderão comprometer a confiança dos investidores no dólar. 

Chart20241118

Fonte: Bloomberg /DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?