Investimento
16 de Dezembro, 2024

Chart of the week - Share buybacks estão de volta

Os programas de share buybacks (recompras de ações) têm sido uma das principais estratégias seguidas pelas empresas americanas nos últimos anos. Esta estratégia além de refletir confiança na evolução da economia, providencia liquidez e um importante suporte ao mercado acionista.
 
Estes programas em 2023 foram penalizados pelo aumento dos custos de financiamento e pela crescente incerteza económica, o que levou muitas empresas a adotar uma postura mais cautelosa, priorizando a preservação de cash (liquidez), em vez de investir na recompra de ações. 
 
A recompra de ações tende a aumentar quando a Reserva Federal norte-americana inicia um ciclo de descida das suas taxas de referência, uma vez que a manutenção de grandes montantes de liquidez torna-se menos atrativa. O montante bruto destes programas aumentou 17% em relação ao ano anterior nos primeiros 11 meses de 2024, atingindo os 1,14 triliões de dólares (denominação americana). Se esta tendência se mantiver até ao final do ano, este valor deverá ultrapassar o recorde de 1,2 triliões de dólares registado em 2022. Em 2025 estima-se que o valor total de recompra de ações recue ligeiramente para os 1,07 triliões de dólares.

Chart20241216

Fonte: Bloomberg, Birinyi Associates

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?