Investimento
Chart of the week - Dilema chinês: consumo ou poupança
Relacionados
Investimento
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Investimento
Chart of the week - A dívida pública por...
Investimento
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Investimento
Chart of the week - Inflação atinge novo...
No gráfico desta semana apresentamos a evolução da confiança dos consumidores na China, evidenciando uma trajetória de declínio entre agosto de 2021 e agosto de 2024.
A partir de fevereiro de 2022 constata-se uma queda abrupta deste indicador, levando o índice para menos de 90 pontos. Essa descida coincide com restrições impostas durante a pandemia de Covid-19, tensões geopolíticas e desafios estruturais internos, como a desaceleração do setor imobiliário.
Entre o ano de 2023 e 2024 o índice estabilizou, sem sinais de recuperação significativa. Este nível de confiança indica que os consumidores estão cautelosos (tendem a reduzir o consumo e a aumentar as suas poupanças) em relação ao futuro da economia. A estabilização da confiança sugere que o pior do choque inicial pode já ter passado, mas que sejam necessárias medidas mais robustas para repor o otimismo e aumentar o consumo como pilar do crescimento.
As autoridades chinesas indicaram a reanimação do consumo como a principal prioridade económica para o próximo ano. Em boa verdade, este desígnio é um reconhecimento das dificuldades estruturais existentes. Para inverter esta tendência serão necessárias políticas de incentivo ao consumo e apoios ao mercado imobiliário.
Fonte: National Bureau of Statistics of China
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Fonte: National Bureau of Statistics of China
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações