Investimento
29 de Abril, 2024

Chart of the week - China promove o consumo interno

A China, a segunda maior economia mundial, apresentou recentemente um crescimento do consumo privado. Simultaneamente, o desemprego também tem vindo a aumentar ligeiramente, enquanto que o PIB se mantém robusto, ainda que a valores inferiores aos das últimas décadas.

As autoridades Chinesas, durante anos, conseguiram camuflar o problema do baixo consumo das famílias através de investimentos substanciais no sector imobiliário, contribuindo para a formação da bolha imobiliária.

Contudo, e como resultado deste comportamento, há uma grande necessidade de renovação dos bens de consumo (automóveis e eletrodomésticos). 

Como nova estratégia de crescimento, o ministro do comércio Wang Wentao, apresentou novos estímulos para aumentar o consumo interno, nomeadamente através da troca de equipamentos usados e obsoletos por outros mais recentes, mais eficientes e amigos do ambiente. Espera-se que esta dinâmica de medidas e de esforços fomente o consumo e o crescimento económico do país.

Cotw 29 04 24

Fonte: Bloomberg / DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
 

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?