Chart of the Week
Trump gasta mais: $154 mil milhões acima de 2024 em menos de 3 meses
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana comparamos o total acumulado de despesa pública dos Estados Unidos da América nos primeiros 80 dias de cada ano presidencial.
Desde a sua tomada de posse, a 20 de janeiro, a administração Trump tem-se apresentado com um discurso muito focado na disciplina orçamental e no corte do peso do estado. No entanto, os últimos dados do US Treasury Department mostram outra realidade, nos primeiros 80 dias de mandato, o governo federal, liderado por Donald Trump, gastou cerca de USD 154 mil milhões a mais do que Joe Biden comparando com o mesmo período de 2024.
Entrando em detalhe nos dados disponibilizados pelo US Treasury Department, verificamos que os gastos na segurança social já aumentaram USD 32,7 mil milhões desde a tomada de posse. Este aumento deve-se maioritariamente aos 1,3 milhões de novos beneficiários e a um aumento de 2,5% para fazer frente aos aumentos do custo de vida. Os custos com a saúde também aumentaram cerca de USD 29 mil milhões, bem como o aumento significativo de USD 25,5 mil milhões do pagamento de juros sobre os seus títulos do tesouro.
Estas são apenas algumas das razões para o défice orçamental dos EUA continuar a crescer, numa altura em que os mercados estão sensíveis à política monetária e ao nível de endividamento público.
Qual poderá ser o impacto nos mercados?
- Treasury yields, ou taxas de juro longas, podem voltar a subir, refletindo o aumento de emissão de dívida para financiar estas despesas;
- As empresas do setor tecnológico dependem muito de lucros futuros, e à medida que a taxa de desconto sobe, os fluxos de caixa esperados tornam-se menos valiosos, no presente, o que pressiona o preço das ações;
- O setor imobiliário também é bastante pressionado pela subida dos juros que encarece o crédito, reduz a procura e, consequentemente, o valor dos ativos.
Este gráfico mostra-nos que as intenções nem sempre se refletem imediatamente nos números quando abordamos a política económica. Os investidores devem acompanhar não só os discursos, mas sobretudo os dados, e neste caso, os dados dizem-nos que 2025 começou com o ritmo de despesa mais elevado dos últimos três anos presidenciais.

Fonte: Wall Street Journal
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Fonte: Wall Street Journal
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações