Chart of the Week
Yields disparam no Japão em ano eleitoral
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana apresentamos a yield da dívida do Japão a 30 anos.
A recente observação das yields das obrigações japonesas a 30 anos evidencia um ponto de viragem histórico: 3,1% a 18 de julho de 2025, o nível mais elevado registado nas últimas duas décadas.
Desde o final dos anos 90, até meados da década de 2010, os rendimentos dos títulos estiveram em patamares baixos, numa trajetória descendente marcada por políticas ultra-expansionistas do Banco do Japão (BoJ). Após 2015 evidenciou-se ainda maior compressão, com as yields a convergirem para níveis próximos de zero.
A seguir a 2021, assiste-se a uma mudança de direção visível e acelerada dos rendimentos, impulsionada por alguns fatores como inflação global persistente e retirada gradual da política acomodatícia do BoJ.
Esta subida das yields japonesas para níveis superiores a 3% representa um marco significativo, com várias implicações:
- Custo da dívida pública: O Japão sendo um dos países mais endividados do mundo, esta subida pode pressionar as finanças públicas a médio prazo.
- Mercado de crédito: Juros mais elevados podem traduzir-se em condições de financiamento mais restritivas para empresas e consumidores.
- Apetite dos investidores: Com o aumento dos rendimentos, a dívida japonesa de longo prazo pode-se tornar mais atrativa, alterando a alocação global dos ativos.
- Mercado cambial: O iene poderá beneficiar de uma perceção de maior atratividade das taxas internas, especialmente se o diferencial face ao dólar estabilizar.
Este recente aumento dos rendimentos reforça a necessidade de respostas credíveis sobre como o governo tenciona gerir uma dívida cada vez mais onerosa, sem comprometer o crescimento económico nem a estabilidade financeira.

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações