Chart of the Week
04 de Agosto, 2025

Setor Automóvel Europeu mostra sinais de Fraqueza

No gráfico desta semana apresentamos as vendas de automóveis novos na Europa.

Em junho observou-se uma queda acentuada de 5,1% segundo os dados da European Automobile Manufacturers Association, marcando o recuo mais acentuado dos últimos 10 meses. Este dado sinaliza uma inversão preocupante na trajetória de ligeira recuperação do setor automóvel europeu, que tem enfrentado uma série de desafios estruturais e conjunturais.

Após uma quebra abrupta em agosto de 2024, observou-se uma recuperação pontual em alguns dos meses seguintes.

Esta queda nas vendas pode ter implicações para o setor automóvel com repercussões relevantes nos resultados trimestrais das fabricantes automóveis europeias cotadas, como a Stellantis, Volkswagen e a Renault, pressionando as suas margens e obrigando a rever expetativas de entrega para o segundo semestre. O desempenho das ações destas empresas poderá ressentir-se nos próximos tempos, sobretudo se não forem acompanhadas de guidance atualizado por parte das administrações.

Além disso, este recuo poderá afetar também setores relacionados, como o dos fornecedores de componentes (exemplo Bosch, Valeo) e da logística automóvel.

A queda generalizada poderá refletir não apenas o abrandamento da procura global, mas também as novas orientações de políticas públicas da Alemanha e França, mercados-chave onde os subsídios à compra de veículos elétricos foram reduzidos.

Este recuo em junho não deve ser visto de forma isolada, mas sim como reflexo de um setor em transição, a operar num contexto económico exigente.

Chart20250804

Fonte: European Automobile Manufacturers Association /Bloomberg

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?