Chart of the Week
11 de Agosto, 2025

Impacto dos Mercados em Diferentes Gerações

No gráfico desta semana analisamos o desempenho do mercado acionista vivido por duas gerações diferentes: a linha clara, indivíduos nascidos em 1950, e a linha escura, indivíduos nascidos em 1970, entre os 13 e os 29 anos.

Ambas as linhas mostram a evolução de um índice de ações (com base 1 aos 13 anos) até aos 29 anos, e os resultados não podiam ser mais contrastantes.
  • A geração de 1950 cresceu num período de estagnação bolsista, com o mercado praticamente plano durante 15 anos.
  • A geração de 1970, por sua vez, viveu um bull market histórico, com os índices a multiplicarem-se por quase 10x no mesmo período de tempo.
Mas quais são os impactos que isto tem nas suas vidas adultas?

Este fenómeno é conhecido como “Depression Babies” e mostra como as experiências económicas vividas na juventude moldam profundamente o comportamento financeiro ao longo da vida, isto é:

  • Quem cresceu num ambiente de prosperidade tende a confiar nos mercados e a investir mais cedo, com maior peso no mercado acionista. 
  • Quem cresceu em anos de crise ou estagnação económica tende a ser mais avesso ao risco e investir menos, mesmo décadas depois. 
Esta “memória financeira” explica muito do comportamento por trás de fenómenos como a aversão ao mercado bolsista por parte de algumas gerações, o boom dos investimentos na era pós 2008, ou o entusiasmo da Geração Z nos últimos anos que foi moldado por mais de uma década de subidas nos mercados após a crise.

Assim, podemos concluir que o perfil de risco de um investidor depende de fatores pessoais (condição financeira, experiência e conhecimentos) mas também de fatores geracionais.

Image 1

Fonte: “The Psychology of Money” by Morgan Housel

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?