Chart of the Week
Quanto poupam as famílias Portuguesas?
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana analisamos a percentagem de poupança das famílias portuguesas, quando comparando com o rendimento disponível, desde o primeiro trimestre de 2007 até ao segundo trimestre de 2024.
É possível observar variações significativas, com picos e quedas que refletem períodos de crise e recuperação.
- No último trimestre de 2007 os níveis de poupança atingiram mínimos históricos, apenas 2,5%. Estando o país em período de pré-crise, as famílias recorreram intensamente ao crédito, tendo o endividamento doméstico disparado para níveis entre 84% e 92% do PIB. Adicionalmente, a crise financeira e o fácil acesso ao crédito fizeram com que as famílias aumentassem os gastos, ignorando a necessidade de poupança.
- Durante a pandemia da COVID-19 também assistimos a comportamentos dramáticos com as famílias a pouparem quase 20% dos seus rendimentos. Isto aconteceu porque houve uma grande restrição ao consumo, por causa do confinamento. Adicionalmente, a crescente incerteza económica e o risco iminente de desemprego fizeram com que as famílias reservassem uma maior parte do seu orçamento.
- O pós-pandemia tem refletido o regresso ao normal, com uma grande recuperação do consumo e normalização da atividade económica com um crescimento sustentado, tendo ultrapassado os 12,5% no segundo trimestre de 2024.
Que conclusões podemos tirar?
Ao analisar o comportamento das famílias portuguesas nestes últimos anos podemos concluir que momentos de crise e incerteza elevada levam a picos de poupança preventiva muito elevados e que em alturas de recuperação económica a confiança das famílias aumenta, assim como os seus rendimentos, permitindo-lhes reforçar a sua capacidade de poupança e reforçar as suas reservas.
A poupança das famílias em Portugal é um excelente barómetro de comportamento económico coletivo: tende a subir em momentos de choque e a normalizar com o restabelecimento da confiança. O rally observado em 2023–2024 sugere uma redescoberta do equilíbrio entre consumo e prudência financeira.

Fonte: Statista
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Fonte: Statista
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações