Chart of the Week
Value stocks ganham novo impulso com o arrefecimento dos riscos comerciais
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana analisamos o desempenho, desde o início de 2025, do índice Stoxx Europe 600 e os seus subsetores: Bancos, Automóveis, Utilities e Telecomunicações.
O Stoxx Europe 600 apresenta um desempenho positivo de 9,1%. O setor bancário é o que apresenta a melhor performance, tendo já valorizado mais de 45%. Por sua vez, os setores das telecomunicações e utilities estão com valorizações semelhantes, a rondar os 15%. O setor automóvel é o único com que devemos olhar com alguma preocupação uma vez que já desvalorizou quase 4%.
- Alívio das tensões comerciais: A recente redução na incerteza global, com a extensão da trégua tarifária entre os EUA e a China e o acordo comercial com a União Europeia, revigorou os setores dependentes de condições domésticas, como bancos, utilities e telecomunicações.
- Rotação para qualidade e dividendos: Os investidores passaram a procurar resiliência, e setores como bancos, que pagam dividendos atraentes, e utilities, muitas vezes considerados títulos de refúgio, ganharam preferência, particularmente num ambiente de incerteza.
- Valuations atrativas: As ações europeias negoceiam a desconto em relação aos pares americanos, com foco em valor e previsibilidade, tornaram-se mais apelativas.
- Setor automóvel: Apesar do arrefecimento dos riscos comerciais, o setor automóvel está com um desempenho contrário aos restantes. A concorrência agressiva das marcas chinesas que beneficiam de custos de produção inferiores, escala industrial avançada e integração vertical estão a tirar vendas às marcas europeias. Adicionalmente, os fabricantes europeus enfrentam custos elevados, falta de infraestrutura de carregamento suficiente e margens reduzidas, limitando o salto para a mobilidade elétrica.
No atual ciclo, as value stocks, especialmente bancos, utilities e telecoms, parecem colher os frutos da normalização nas relações comerciais e da busca por estabilidade. Esses setores oferecem uma combinação de fluxos de caixa consistentes, rendimento estável e valorização moderada, alinhados com o perfil de risco dos investidores em tempo de incerteza.

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações