Chart of the Week
Wall Street em alta: O que está a impulsionar o setor financeiro?
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana analisamos o desempenho, nos últimos 5 anos, de três das maiores empresas financeiras dos EUA: Goldman Sachs (encarnado), JP Morgan (branco) e Berkshire Hathaway (lilás). Este setor tem sido um dos protagonistas nos últimos anos. Mas porquê? Quais as razões que levam a Goldman Sachs a superar toda a sua concorrência?
A solidez do setor financeiro nos últimos 5 anos deve-se a uma combinação de vários fatores. Margens financeiras elevadas, impulsionadas pela curva de juros favorável e expectativas de cortes que levam ao aumento do crédito e reduzem custos de funding. Os resultados dos stress tests do FED que permitiram recompras de ações e aumentos de dividendos, o que gerou confiança nos investidores. O setor continua com um crescimento esperado dos lucros entre os 7% e os 9% para 2025 e, com a tomada de posse de Trump, perspetiva-se uma situação regulatória mais suave e uma retoma das IPO’s, alterando a dinâmica do setor favoravelmente.
A Goldman Sachs tem sido o diamante do setor, estando a apresentar retornos 68% superiores à JP Morgan e 173% superiores à Berkshire Hathaway desde 2020. Isto porque a sua estratégia diversificada, com especial foco nos mercados de capitais e serviços especializados amplifica os ganhos em ciclos positivos. Adicionalmente, o facto de ter um modelo de negócio focado na banca de investimento, trading e gestão de ativos ajuda o banco a sobressair em ambientes de fusões, IPO’s e volatilidade. Para este ano projeta-se ainda um crescimento dos EPS de cerca de 22% (YoY), reforçando as espectativas de um bom desempenho.
O setor financeiro nos EUA vive um momento favorável: margem elevada, desregulação, resultados sólidos e otimismo nos mercados de capitais criaram um terreno fértil. Dentro deste contexto, a Goldman Sachs destaca-se, graças ao seu modelo estruturado para capturar valor em investment banking e trading. A JPMorgan Chase segue bem, com base na resiliência de seu portfólio diversificado. A Berkshire, por sua vez, traz estabilidade, mas com performance moderada, reforçando que não basta ser financiado; a estrutura de receitas e exposição setorial definem os resultados.

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Fonte: Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações