Chart of the Week
27 de Outubro, 2025

Rácio P/E e perspetivas de longo prazo nos mercados acionistas

A evidência empírica demonstra uma correlação inversa entre o múltiplo de mercado - price to earnings ratio (P/E ratio) e as rendibilidades de longo prazo do mercado acionista. Níveis elevados deste rácio tendem a antecipar retornos mais moderados, enquanto valores historicamente baixos podem sinalizar um potencial acrescido de valorização. Embora o rácio P/E não deva ser utilizado como indicador de “market timing”, constitui uma métrica fundamental na avaliação da atratividade relativa dos mercados acionistas.
 
A interpretação adequada do P/E exige, contudo, uma análise contextualizada que considere variáveis como o setor de atividade, as perspetivas de crescimento dos lucros e o enquadramento macroeconómico vigente. Por essa razão, é comum os investidores complementarem a sua análise recorrendo ao rácio price to earnings growth (PEG ratio), o qual ajusta o P/E em função das expetativas de crescimento dos lucros. Este indicador proporciona assim uma leitura mais robusta do valor relativo dos ativos, permitindo uma avaliação mais precisa do seu potencial de valorização.

Chart20251027

Fonte: J.P. Morgan

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?