Chart of the Week
A corrida ao cobre: um metal estratégico em plena valorização
Relacionados
Chart of the Week
"A pandemia relembrou-nos que os tail ri...
Chart of the Week
A dívida pública portuguesa
Chart of the Week
"Espera-se que 2022 seja um ano extremam...
Chart of the Week
Inflação atinge novo máximo
No gráfico desta semana destacamos a evolução do preço do cobre ao longo de 2025, culminando num novo máximo histórico próximo de USD 12.000 por tonelada. A dinâmica de preços ao longo do ano evidencia uma tendência claramente ascendente, interrompida apenas por correções técnicas de curta duração.
Tradicionalmente encarado como um barómetro da atividade industrial global, o cobre demonstra uma resiliência assinalável. Apesar da desaceleração do consumo na China, o país responsável por cerca de metade da procura mundial, o impacto negativo nos preços revelou-se limitado. Esta dinâmica foi, em grande medida, compensada pelo redirecionamento de volumes significativos para os Estados Unidos, num contexto de antecipação de eventuais medidas tarifárias.
No entanto, as perspetivas para a procura global do metal mantêm-se robustas. O cobre assume um papel central na transição energética, sendo um recurso crítico para tecnologias verdes, eletrificação e expansão da capacidade dos centros de dados associados à inteligência artificial, reforçando o seu caráter estratégico no médio e longo prazo.

Fonte: London Metal Exchange/ Bloomberg
Autor: Direção de Wealth Management (DWM)
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações