Chart of the Week
09 de Fevereiro, 2026

Ouro em ascensão nas reservas globais

Esta semana destacamos um gráfico que mostra a evolução das reservas de ouro detidas pelos bancos centrais em comparação com as posições em obrigações do Tesouro norte-americano. Os dados revelam uma tendência clara e consistente desde 2021, uma redução gradual da exposição à dívida soberana dos EUA, acompanhada por um aumento significativo das reservas em ouro, culminando em 2025 com uma inversão histórica das ponderações relativas.
 
Os títulos do Tesouro dos EUA foram considerados durante décadas o ativo de referência para a gestão de reservas internacionais. No entanto, o panorama mudou, e o ouro tradicionalmente um ativo de refúgio em contextos de incerteza geopolítica e financeira, voltou a ganhar destaque como ativo de segurança. 
 
Para investidores institucionais, esta dinâmica reforça a importância de repensar o papel do ouro nas carteiras estratégicas, não apenas como instrumento tático de cobertura, mas como componente estrutural de diversificação num sistema financeiro cada vez mais multipolar.


Cow 20260209

Fonte: Crescat Capital via Visual Capitalist

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?

* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações