Chart of the Week
22 de Janeiro, 2024

O futuro da China

O gráfico desta semana mostra-nos como a China tem vindo a perder capacidade de atracão de investimento direto estrangeiro. Este facto deve-se à alteração de atitude por parte dos EUA, iniciada por Trump e prosseguida por Biden, em relação à China. A China é vista pelos EUA, ainda que não verbalizada, como uma superpotência, capaz de colocar em causa a liderança americana nos diferentes domínios. Adicionalmente, e devido ao longo período de encerramento das fronteiras levado a cabo pelas autoridades chinesas durante a pandemia parece ter abalado a confiança interna. A reativação da economia chinesa tem sido feita de forma lenta e os problemas estruturais, no imobiliário e endividamento das famílias, permanecem sem solução imediata.

A Europa, por sua vez, sem uma estratégia definida em relação à China, umas vezes alinha com os EUA, como por exemplo no caso da Huawei, noutras, percebe que precisa de boas relações com Pequim, para escoar os produtos produzidos na Europa. Contudo, é claro que o investimento europeu na China abrandou fortemente, bem como a disponibilidade da Europa para receber investimento chinês.

Em suma, a relação entre a China e o ocidente alterou-se, definitivamente. Os investimentos cá e lá serão muito reduzidos e em setores que não coloquem em causa a soberania dos estados, o controlo de tecnologia e conhecimento científico. 

Cotw 22 01 24

Fonte: Visual Capitalist / DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?