Media
Chart of the Week - Queda nos salários abre caminho para flexibilização monetária do BCE
Relacionados
Ligue-se ao BPG
Em 2024, deveremos assistir a um arrefec...
Ligue-se ao BPG
Ano de 2023 foi de crescimento para o Ba...
O Chart of the Week é da autoria de Pedro Faria, portfolio manager do Banco Português de Gestão.
O Banco Central Europeu (BCE) tem frequentemente reiterado que a concretização da sua meta de inflação de 2% dependerá de uma moderação do crescimento salarial na região. De acordo com a última estimativa do ECB Wage Tracker, o crescimento anual dos salários no quarto trimestre de 2025 deverá situar-se em 1,5%, um recuo significativo face ao pico de 5,3% registado no último trimestre de 2024.
A moderação de salários permitirá reduzir as pressões inflacionistas provenientes do mercado de trabalho, conferindo ao BCE maior margem de manobra na definição da sua política monetária. Na conferência de imprensa que se seguiu à última reunião do Conselho de Governadores do BCE, Christine Lagarde destacou esta evolução, afirmando que "os últimos indicadores confirmam a nossa confiança de que os salários em 2025 irão abrandar".
Se esta tendência se mantiver nos próximos trimestres, o BCE poderá aprofundar a flexibilização da política monetária, recorrendo a cortes adicionais de taxas de juro de forma a mitigar os riscos de uma estagnação económica prolongada no bloco europeu. Adicionalmente, a autoridade monetária continuará a acompanhar de perto não apenas a evolução dos salários, mas também os preços no setor de serviços e as margens de lucro das empresas, fatores estes que também poderão influenciar o ritmo e extensão das medidas de política monetária ao longo de 2025.
Pedro Faria
7 fevereiro 2025
Funds People Portugal Online
Abertura de conta 100% digital
com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares
Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.
Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco.
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.
Como podemos ajudar?
* O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador de telecomunicações