Investimento
24 de Outubro, 2022

Chart of the week - Preços no produtor da Alemanha em alta...

Nesta semana, os preços no produtor (PPI) da Alemanha registaram uma subida de 45.8% em setembro relativamente ao período homólogo, batendo assim o seu recorde desde que o indicador começou a ser calculado em 1949.


Este valor foi altamente impulsionado pelos elevados preços da energia na maior economia da Europa (+132.2% relativamente a setembro de 2021), assim como pelos aumentos verificados nos metais e outros bens de consumo, apesar da menor expressividade destes últimos.


Sendo o PPI um indicador avançado da inflação, este número considera-se alarmante dado que nos antecipa uma transmissão, ainda que parcial, dos preços do produtor para o consumidor num futuro próximo. Consequentemente, esperam-se mais subidas das taxas de juro de referência por parte do BCE tendo em vista o controlar da inflação na Zona Euro. Até ao momento, os resultados da política monetária do BCE têm sido ténues.

003

Fonte: Bloomberg


Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

 

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?