Investimento
24 de Abril, 2023

Chart of the week - PIB CHINA YoY%

A economia chinesa registou um crescimento homólogo de 4,5% no 1º trimestre de 2023 superando as estimativas dos analistas que apontavam para um crescimento de 4,0%. Nos primeiros meses do ano a economia chinesa beneficiou da evolução favorável da procura interna e do consumo, devido ao fim das políticas de restrição que vigoravam por causa da Covid. Observou-se ainda uma recuperação gradual da produção industrial. Contudo, esta permanece em níveis inferiores ao período pré-pandemia. O investimento em ativos fixos situou-se nos 5,1% face aos 5,5% do 4º trimestre de 2022.

A economia chinesa começa assim a dar sinais de aceleração, sendo expectável que em 2023 a meta de crescimento económico de 5,0% seja superada. No entanto, a 2ª maior economia do mundo irá continuar a enfrentar um conjunto significativo de desafios, desde o abrandamento da economia mundial e o respetivo impacto no seu setor exportador, elevados níveis de endividamento, pressão sobre o setor imobiliário e à deterioração das relações sino-americanas.

Cotw 24 04 23

Fonte: DGA/Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?