Investimento
08 de Maio, 2023

Chart of the week - Emprego em alta nos Estados Unidos

O Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano (U.S. Bureau of Labor Statistics) publica mensalmente o rácio Emprego/População para a faixa etária dos 25 aos 54 anos (Employment-Population Ratio). Este rácio indica-nos a percentagem de pessoas inseridas no mercado de trabalho no universo de toda a população dentro da faixa etária em questão, ou seja, não considera apenas as pessoas que se encontram ativamente à procura de emprego, como faz a taxa de desemprego. 

Este rácio tem seguido uma trajetória de subida contínua nos últimos quatro meses e, na passada semana foi publicado o valor do rácio referente ao mês de abril de 2023 que, surpreendentemente, voltou a aumentar atingindo os 80,8%, o resultado mais alto desde 2001. 

Estes dados indicam-nos que o mercado laboral nos Estados Unidos mantém-se robusto apesar das subidas constantes da taxa de juro de referência por parte da Fed. Assim sendo, a probabilidade do banco central dos EUA alterar a sua estratégia num futuro próximo é bastante reduzida.

Cotw 08 05 23
Fonte: Federal Reserve Bank of St. Louis / DGA

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?