Investimento
24 de Julho, 2023

Chart of the week - Dólar em queda

Na semana de 14 de julho, o índice que mede o valor do dólar face a um cabaz composto pelas 6 principais moedas mundiais (DXY) quebrou a barreira dos 100 pontos pela 1ª vez desde abril de 2022. 

Este movimento deveu-se essencialmente aos dados relativos à inflação nos Estados Unidos e, consequentemente, às expectativas em torno do fim do ciclo de subidas de taxa de juro por parte da Reserva Federal norte-americana. No entanto, durante esta semana observou-se uma recuperação do índice, não se confirmando a quebra do patamar dos 100 pontos. 

O mercado de trabalho acabou por ser um dos principais impulsionadores da apreciação do dólar durante a semana. O recuo dos pedidos iniciais de subsídios de desemprego confirmaram a resiliência do mercado de trabalho norte-americano. Ainda esta semana, os dados relativos às vendas a retalho sinalizaram que os consumidores norte-americanos ainda se encontram dotados de um forte poder de compra.

Nos próximos meses, a evolução da inflação e a atuação da Reserva Federal norte-americana serão preponderantes no comportamento do dólar. É expectável que um recuo do dólar estimule o crescimento económico mundial, com as economias emergentes a encontrarem-se entre as mais beneficiadas.
 Cotw 24 07 23

Fonte: DGA/Bloomberg

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?