Investimento
28 de Agosto, 2023

Chart of the week - Alargamento dos BRICS

Na última cimeira dos BRICS, realizada na África do Sul, foi anunciada a admissão da Argentina, Egito, Etiópia, Irão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos neste grupo de economias emergentes em 2024. A inclusão destes países tem como objetivo fortalecer a representatividade do grupo na economia mundial e promover a competitividade e comércio entre os seus membros. 

No que diz respeito à cooperação estratégica política e de segurança, os BRICS reforçaram a ideia de um “mundo multipolar” e a necessidade de garantir o uso das moedas locais nas transações realizadas entre os diferentes membros (diminuição da dependência do dólar). No futuro poderá vir a ser implementada uma moeda própria para assegurar as transações entre os BRICS.

Com a inclusão destes países, os BRICS passam a representar 29,4% do PIB mundial, 46,1% da população mundial, 43,2% da produção mundial de petróleo (a Arábia Saudita sozinha produz 12,9%) e 25,0% das exportações mundiais.

Cotw 28 08 23
Fonte: DGA, VisualCapitalist, FMI

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?