Investimento
04 de Setembro, 2023

Chart of the week - Portugal em estagflação

Na passada quinta-feira foram divulgados os dados da evolução do PIB português durante o segundo trimestre do ano, revelando que a economia portuguesa está a dar sinais de estagnação. O PIB registou um crescimento homólogo (comparativamente ao segundo trimestre do ano transato) de 2,3%, mas um crescimento em cadeia (comparativamente ao trimestre anterior) de 0%. 

Este arrefecimento da economia portuguesa advém sobretudo de uma queda das exportações. O contexto atual de subida de taxas de juro que se vive na União Europeia e nos EUA, os principais mercados exportadores do país, contribui para a degradação da procura externa.  

Adicionalmente, importa referir que o desemprego em Portugal mantém-se estável e ligeiramente abaixo da média da Zona Euro, mas acima da média da UE. Na semana passada foram também divulgados os dados do desemprego relativos a julho e a taxa manteve-se inalterada nos 6,3%. Quanto à evolução dos preços, a taxa de inflação harmonizada (YoY) acelerou para os 5,3% em agosto, o que, aliado à estagnação do PIB, nos permite afirmar que Portugal se encontra definitivamente em estagflação. 

Cotw 04 09 23
Fonte: Bloomberg, DGA 

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?