Investimento
11 de Setembro, 2023

Chart of the week - Do sonho ao pesadelo

Nos últimos meses temos sido confrontados com notícias sobre a difícil situação no imobiliário chinês. Estas notícias referem-se à queda dos preços das habitações, tão relevante para a classe média chinesa emergente, mas também referente às manifestas fragilidades dos principais promotores imobiliários, com destaque para a Evergrande.

Como podemos verificar no gráfico desta semana, o início da pandemia, fevereiro de 2020, foi o catalisador de uma crise que já vinha a dar os seus sinais desde 2018.

O abrandamento económico sentido na economia chinesa desde a pandemia, apesar das medidas levadas a cabo pelo governo central para reavivar este importante setor, é considerado como o fator determinante para a crise que se vive. A economia chinesa tem crescido a um ritmo inferior a 5%. O que para a maioria das economias ocidentais seria um sonho, para a economia chinesa revela as fragilidades económico-sociais desta sociedade. 

Alguns estudos apontam que o setor imobiliário tem um peso de 30% na economia chinesa, tornando este o setor mais relevante. Ao mesmo tempo, revela a grandeza do problema. 

O governo central e o partido comunista chinês tudo têm feito para acalmar as preocupações nacionais e internacionais, mas os elevados níveis de endividamento dos promotores imobiliários e os constantes rumores de quem será a próxima entidade a não cumprir os seus compromissos financeiros não permite afastar as nuvens negras sobre o setor. 

Os preços da habitação nas principais cidades chinesas (first-tier ones) atingiram níveis muito elevados, o que dificulta a aquisição de habitação por uma franja significativa da sociedade. Por último, as alterações demográficas, isto é, o acelerado envelhecimento da população chinesa reduz a procura por habitação, atendendo que são as famílias jovens os principais agentes nas transações imobiliárias. Como consequência, desenvolveu-se um fenómeno local – cidades fantasmas – que se traduz no desenvolvimento de cidades em regiões próximas das grandes cidades, na tentativa de continuar a atrair famílias do campo para as cidades. Contudo, os resultados destas políticas públicas ficaram muito aquém do esperado.

Cotw 11 09 23 02

Fonte: Bloomberg, DGA 

Autor: Departamento de Gestão de Ativos (DGA)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?