Investimento
01 de Abril, 2024

Chart of the week - Prémio de risco da dívida italiana

O prémio de risco da dívida italiana face à Alemanha para o prazo a 10 anos recuou para perto dos 120 pontos base, o valor mais baixo desde outubro de 2022. Nos últimos meses a dívida italiana tem registado uma evolução favorável, impulsionada pelo otimismo em relação ao desempenho da sua economia. Não sendo brilhante, na última semana o ministro das finanças italiano anunciou que a economia italiana deverá crescer 1,0% em 2024, é a taxa mais alta entre as três maiores economias da Zona Euro.

As yields italianas também têm beneficiado do posicionamento dos investidores que começam a antecipar cortes nas taxas de juro por parte do Banco Central Europeu e encontram na dívida italiana a possibilidade de obterem um acréscimo de rendimento. No entanto, a Itália ainda enfrenta alguns desafios. O défice orçamental em 2023 atingiu 7,2% do PIB e o governo espera apenas cumprir o critério de 3% em 2026. Além disso, a agência de rating Fitch estima que a dívida italiana deverá situar-se nos 140,6% do PIB no final de 2024.

Apesar dos sinais positivos, os desafios orçamentais para cumprir as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, que voltam a vigorar após o período extraordinário que resultou da Pandemia, afiguram-se exercícios de elevado grau de resolução.

Cotw 01 04 24

Fonte: Bloomberg / DWM 

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?