Investimento
15 de Abril, 2024

Chart of the week - Correlação ou novo regime

A evolução do rácio cobre-ouro é considerada por muitos investidores como um importante barómetro do sentimento do mercado. Este rácio ilustra a interação entre um metal intensivamente usado na indústria e sensível à atividade económica, o cobre, e o metal procurado em tempos de incerteza económica, o ouro. 

Na ausência de choques macroeconómicos significativos, o rácio cobre-ouro tende a estar fortemente correlacionado com a taxa de juro norte-americana a 10 anos. Historicamente, quando surgem divergências entre ambos, é a taxa de juro que tende a seguir a direção apontada pelo rácio. 

Desde 2022 temos observado uma clara divergência entre a taxa de juro a 10 anos dos EUA e o rácio cobre-ouro. Esta é uma ocorrência invulgar dada a forte correlação histórica entre ambos os indicadores. Assim, não seria surpreendente se até ao final de 2024, assistíssemos a um recuo significativo da taxa de juro a 10 anos dos EUA.

Cotw 15 04 24
Fonte: Bloomberg / DWM

Autor: Direção de Wealth Management (DWM)

Abertura de conta
em apenas 3 passos

Abertura de conta 100% digital com total segurança.
*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco nunca desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?