Media
22 de Setembro, 2025

Esta semana vou estar de olho... nos dados da inflação nos Estados Unidos

Pedro

O Esta semana vou estar de olho... Pedro Faria, portfolio manager do Banco Português de Gestão.

Na última reunião do Federal Open Market Committee (FOMC), a Reserva Federal reduziu as taxas de juro em 25 pontos base, fixando a taxa Fed Funds no intervalo 4,00%-4,25%. Esta decisão teve em conta os riscos associados ao recente abrandamento do mercado de trabalho. As expetativas do mercado apontam agora para uma descida adicional das taxas de juro em 50 pontos base até ao final do ano.

No entanto, esta decisão poderá conduzir a Reserva Federal a um erro de política monetária, uma vez que a inflação nos Estados Unidos continua acima da meta de 2% e, nos últimos meses, tem revelado sinais claros de persistência.
Neste contexto, a divulgação do Personal Consumption Expenditures Price Index (PCE) e do Core PCE, no final da semana, assumirá particular relevância.

Se os dados apontarem para uma evolução menos favorável da trajetória da inflação, a perceção de que a Reserva Federal agiu prematuramente tenderá a ganhar força. A materialização deste cenário terá um impacto significativo na curva de rendimentos norte-americana, sendo esperado um movimento de bear steepening, com os investidores a exigirem um prémio de risco (term premium) superior nas maturidades longas, de forma a refletir níveis de inflação mais elevados no futuro.
 
Pedro Faria
22 Setembro 2025
 

Abertura de conta 100% digital
com total segurança.

*Disponível apenas para clientes Particulares

Sempre ligado ao Banco
sem o Banco desligar de si.

Saiba tudo o que o BPG pode fazer por si e pela sua empresa ou instituição, com a garantia de encontrar um gestor habilitado, sempre disponível a responder às suas dúvidas. Tudo isto sem ter de vir ao Banco. 
No BPG acreditamos que a tecnologia serve as relações humanas, mas tratar do seu património ou avaliar os seus projetos requer alguém capaz de entender o quanto isso é importante para si.
Ligamos pessoas.

Como podemos ajudar?